Seguidores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal na ilha do nanja!!!

Natal chegando, tá na porta!
Mais alguns dias e estaremos vivendo o dia mais especial do ano: o nascimento de Jesus Cristo. Vivamos esse dia na plenitude do que ele representa, que sejamos amados e amáveis, que sejamos unidos, que nos sintamos protegidos. Que a beleza dos enfeites e das luzes que  decoram todo lugar seja uma representação da verdadeira luz interna de cada pessoa, a luz Divina! 
                                          Feliz Natal e  Ano Novo!!!


                                          
        O texto abaixo é lindo, mostra como deveria ser um Natal fraterno.


                                     Natal na Ilha do Nanja
Cecília Meireles


Na Ilha do Nanja, o Natal continua a ser maravilhoso. Lá ninguém celebra o Natal como o aniversário do Menino Jesus, mas sim como o verdadeiro dia do seu nascimento. Todos os anos o Menino Jesus nasce, naquela data, como nascem no horizonte, todos os dias e todas as noites, o sol e a lua e as estrelas e os planetas. Na Ilha do Nanja, as pessoas levam o ano inteiro esperando pela chegada do Natal. Sofrem doenças, necessidades, desgostos como se andassem sob uma chuva de flores, porque o Natal chega: e, com ele, a esperança, o consolo, a certeza do Bem, da Justiça, do Amor. Na Ilha do Nanja, as pessoas acreditam nessas palavras que antigamente se denominavam "substantivos próprios" e se escreviam com letras maiúsculas. Lá, elas continuam a ser denominadas e escritas assim.

Na Ilha do Nanja, pelo Natal, todos vestem uma roupinha nova — mas uma roupinha barata, pois é gente pobre — apenas pelo decoro de participar de uma festa que eles acham ser a maior da humanidade. Além da roupinha nova, melhoram um pouco a janta, porque nós, humanos, quase sempre associamos à alegria da alma um certo bem-estar físico, geralmente representado por um pouco de doce e um pouco de vinho. Tudo, porém, moderadamente, pois essa gente da Ilha do Nanja é muito sóbria.

Durante o Natal, na Ilha do Nanja, ninguém ofende o seu vizinho — antes, todos se saúdam com grande cortesia, e uns dizem e outros respondem no mesmo tom celestial: "Boas Festas! Boas Festas!"

E ninguém, pede contribuições especiais, nem abonos nem presentes — mesmo porque se isso acontecesse, Jesus não nasceria. Como podia Jesus nascer num clima de tal sofreguidão? Ninguém pede nada. Mas todos dão qualquer coisa, uns mais, outros menos, porque todos se sentem felizes, e a felicidade não é pedir nem receber: a felicidade é dar. Pode-se dar uma flor, um pintinho, um caramujo, um peixe — trata-se de uma ilha, com praias e pescadores ! — uma cestinha de ovos, um queijo, um pote de mel... É como se a Ilha toda fosse um presepio. Há mesmo quem dê um carneirinho, um pombo, um verso!

            Foi lá que me ofereceram, certa vez, um raio de sol!
Na Ilha de Nanja, passa-se o ano inteiro com o coração repleto das alegrias do Natal. Essas alegrias só esmorecem um pouco pela Semana Santa, quando de repente se fica em dúvida sobre a vitória das Trevas e o fim de Deus. Mas logo rompe a Aleluia, vê-se a luz gloriosa do Céu brilhar de novo, e todos voltam para o seu trabalho a cantar, ainda com lágrimas nos olhos.

Na Ilha do Nanja é assim. Arvores de Natal não existem por lá. As crianças brincam com. pedrinhas, areia, formigas: não sabem que há pistolas, armas nucleares, bombas de 200 megatons. Se soubessem disso, choravam. Lá também ninguém lê histórias em quadrinhos. E tudo é muito mais maravilhoso, em sua ingenuidade. Os mortos vêm cantar com os vivos, nas grandes festas, porque Deus imortaliza, reúne, e faz deste mundo e de todos os outros uma coisa só.
É assim que se pensa na Ilha do Nanja, onde agora se festeja o Natal.

Texto extraído do livro “Quadrante 1”, Editora do Autor – Rio de Janeiro, 1966, pág. 169.


Saiba tudo sobre a vida e a obra de Cecília Meireles visitando "Biografias".
http://www.releituras.com/index.asp



* Sou  apaixonada por Cecília Meireles
  
Desejo que todos tenham um Natal de "Ilha do Nanja" e que sua magia perdure por todo 2012.

9 comentários:

chica disse...

Feliz Natal,tudo de bom,beijos,chica

Lena disse...

Minha linda amiga shan-Tinha,

Adorei o texto e coincidentemente tinha acabado de conhecê-lo via Facebook. Muito bom!
Mas hj vim pra te agradecer!
Obrigada por sua companhia nesse ano que passou. Sem sua presença eu não poderia ter alcançado ontem, a marca de 100.000 acessos no Amadeirado, em apenas 1 ano e meio de existência, possíveis graças a você que complementa e enriquece com seus preciosos comentários os posts que publico!

Natal é a presença de Jesus em nossos corações, não só representa a fé, mas a vida, o nascimento do Filho de Deus. Que o espírito de Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia.
Focar no melhor! São os meus votos para este Novo Ano!
Usarmos nossa sabedoria para escaparmos da arrogância do mundo, que diz como devemos ser; dos apelos para coisas, status e informações que nunca nos farão falta. Em silêncio descobrimos que já somos fortes o suficiente para sermos vitoriosos e que já temos a direção correta, dentro de nós para a saúde perfeita.E nada é necessário para encontrarmos Deus, porque Ele nunca esteve perdido... Ele mora dentro de nós.
Um lindo 2012! Que cada minuto dele seja desfrutado como um milagre, como são todas as coisas simples!
Do meu coração, com muito carinho!

Mimirabolante disse...

Um Natal lindo e fraterno para vc !!!!

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Estivemos juntos por mais um ano, para minha alegria, no blog, no facebook, no orkut, no e-mail, não importa, eu agradeço.

Há de ser o Natal um grande momento de paz. Há de ser o Ano Novo um tempo de amor.

Que a paz, o amor e a harmonia permaneçam em seus corações e seus lares.

Quando em minhas preces, agradeço por vocês existirem na minha vida, enxergo minha pessoa, tão frágil, tão “comum”, tão indignada com as coisas do mundo e me pergunto,como cheguei a vocês?

Sem planejar, até mesmo sem perceber, aumentou minha família.

Escuto um eco enorme à minha pequena voz... vocês apareceram na minha telinha, tão natural, tão espontâneo!

Chego a pensar que sempre foi assim. É assim!!!

Percebo ainda, que falamos em

Anas, Josés, Cecílias, Beths, Carminhas, Marias essa e aquela, Edisons, Eloys, Fátimas, Veras e tantos outros, como pessoas de minha maior convivência, na mesa do jantar, ou mesmo almoço.

Quero desejar agora;

Da minha família para a sua família, um FELIZ NATAL.

FELIZ ANO NOVO.

Que a paz do Natal se multiplique no ano que se inicia.

Obrigada por fazerem parte da minha vida.

DEUS os abençoe.

FIQUEM COM DEUS.

RosanAzul disse...

Um feliz ano de 2012 para ti e os teus Tinha! Tudo de bom, abraços! RO

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, se fosse assim...

Querida, vim te desejar uma ano novo abencoado.

Um grde beijo

Sabor de Pitanga disse...

Pessoa linda!

Vim trazer-lhe votos de um Ano Novo feliz, com muita paz, saúde, sonhos realizados e muita esperanca por dias melhores.

Beijos da Pitanguinha

La sonrisa de Hiperion disse...

Un placer haberme pasado de nuevo por tu casa.

Saludos y un abrazo.

Lari Bohnenberger disse...

Querida, mais uma vez, um Feliz 2012, que esse novo ano venha para trazer coisas boas, todas as coisas boas que você desejar!

Super beijo!!!