Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O que fazem os que nada fazem?

 
Como aposentada eu tinha pra mim que minha vida seria um bel-prazer, eu decidiria o que, como, quando fazer algo. Em casa, sem precisar sair pro trabalho, maridinho também em casa, nós sem as filhas, a probabilidade era de que ficaríamos vendo a grama crescer, a folhinha seca cair da árvore. Não, não está  está sendo assim exatamente. Temos muito o que "lazer" ou o que fazer, quer dizer, o que estamos fazendo nós mesmos decidimos, mas não o ficar parado por falta do que fazer. Estamos envolvidos em colaborar com a família, minha mãe, sogros, irmãos, sobrinhos. As tarefas especificamente caseiras como cozinhar pra nós e pra minha mãe, e meu marido levando a marmita pra ela praticamente todo dia, colocar em ordem apartamento de duas sobrinhas, uma que já morava aqui e está para nascer seu bebê nos próximos dias, nesse caso colaborei costurando fraldas. Outra que estava morando fora e voltou, estamos ajudando a colocar a mudança no lugar, motorista particular para mãe e sogros... Para encurtar digo que a nossa vida, minha e de meu marido, está bem movimentada, seja para nós mesmos como viagem ao sul de quase um mês ou envolvidos em prol da família.

quem fez esta placa não tinha nada para fazer?!

 será?!

O que fazem os que nada fazem?  Foi a questão que intrigou a Naipe em uma terça-feira prolongadamente ensolarada em Florianópolis, o inverno soprando mais de leve, o dia perfeito te fazendo sentir um homúnculo por ter que trabalhar.


encontro café com amigas


Por que, santo Domenico di Masi  o pai do ócio criativo, você está no escritório enquanto alguém passeia com o cachorro às 15h pela beira da Lagoa da Conceição? Como é que há tantas pessoas livres à tarde? Claro, há muitos estudantes, aposentados, turistas, mendigos, donas de casa, gente que só trabalha pela manhã e...

 decoração no chá de bebê da sobrinha

A questão está nesse "e...". Quem é aquele sujeito classe média que tem a empáfia contracultural de levar os filhos para o parquinho, fazer compras, lagartear em frente ao prédio em que você se mata das 9h às 18h?

 nós dois no quebra-quebra do piso do ap da minha mãe

"Como é que esses caras sobrevivem?". Ainda curioso, intrigado, quase invejoso, ele termina o café, atravessa a rua, compra um jornal na banca e senta à beira da Lagoa para ler. Humpf!!!

O que o permite estar de folga bebendo cerveja, esfregando na cara do universo que ele está, sim, fazendo nada?

- Queres ser livre, leia! Comandante Ernesto Che Guevara! - fala alto, levantando um braço e já se afastando, afinal ele tem mais o que não fazer.

leia a matéria completa na Naipe

É, há um tempo na nossa vida que decidimos o que queremos fazer!

Com licença que agora eu tenho muito que lazer!


22 comentários:

Eva disse...

Nossa, amei a união de vcs quebrando pedra no ap da mãe, parabéns amiga, a união faz a força e ajudar a família é muito lindo, vc realmente é uma pessoa especial. Adorei as fotos, adorei ver um pouquinho da sua vida. Shan, eu acredito que a produtividade é algo maravilhoso, para mim, a preguiça, é um mal psicológico ou até de saúde física, em que a pessoa não está plena de suas capacidades, nem se descobriu livre para se construir, a ação nos revela e estar presente em cada ação é uma energia de vida onde pegamos as rédeas por onde bem entendermos e somos mais autônomos e felizes. Ver a união de objetivos na sua família é emocionante. Parabéns! bjos grandes.

Lena disse...

shan-Tinha
Estarei "fora do ar" até dia 1º de agosto, quando virei com novidades na coluna da direita, uma vez que é virada de mês. Me aguardem! Eventualmente, se for possível, postarei alguma texto interessante, mas as idas aos blogs de meus queridos amigos, só terei condições para fazê-las na segunda-feira. Beijos e até a volta!!!
http://amadeirado.blogspot.com
http://alemdasnuvens2011.blogspot.com

Fátima Vaz de Lima disse...

Oi Shan, adorei o texto, e ri muito, rs.
O final foi inesperado!
Beijocas e boa tarde.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Acho que
a resposta
desta questão
tão ricamente
ilustrada é:

PENSAM...
PENSAM...
E PENSAM...

Que em ti haja a alegria
de uma manhã de sol...

Lou disse...

Shan-Tinha,
Eu estava com saudades dos seus textos. Muito bom o que escreveu, e é assim mesmo, aposentado sempre tem muito o que fazer.
Bjs da Lou

Anne Lieri disse...

Shan,texto muito engraçado!Nada como ter bom humor diante do muito que se tem a fazer!...rss...parabéns pelo excelente texto!bjs,

Vivian disse...

...se continuar neste rítimo
viverão saudáveis ainda por
MUITO tempo!

nada como uma mente ocupada
com as coisas que se gosta!

bjs, linda!

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Passamos uma vida inteira trabalhando como loucos, para alcançarmos o direito de levar a vida em um rítmo menos metódico e obrigatório.
Mas, ao atingirmos esse legitimo direito, algumas pessoas se incomodam, de tal maneira, que a impressão é que estamos transgredindo alguma lei.
Elas esquecem que...
Ser Feliz é uma Opção.
Bjs.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Paulo Bouvier disse...

É, temos que aproveitar a vida mesmo!
Gostei, muito hilário, és uma excelente escritora!

Obrigado pela visita em meu blog, fiquei lisonjeado.

Jeferson Cardoso disse...

Tinha, curta sua doce rotina de muitos ‘alazeres’ [sorrio]. Fez-me lembrar um senhor muito querido que me dizia às vezes: “Jeferson, feliz é aquele que ao acordar tem o que fazer!” Guardo comigo este ensinamento. Abraço e obrigado pelo carinho em meu blog e generoso comentário. Ótimo final de semana pra você e para os seus!

Unknown disse...

Oi, meu anjo, vim retribuir a visita e adorei a estória, é muito bom podermos contar com a família em todo o tempo e para toda obra, amei!!Que Deus continue derramando desta união em sua família e a de muitos brasileiros que tem tanto sofrido com brigas e desavenças nos lares, lugar que era para ser nosso refúgio e nosso pedacinho do céu!Bjs!

Anônimo disse...

Shan, que encanto tudo isso...
quanto "lazer" ou "fazer", feitos com o coração...
penso que assim a vida é muito mais gostosa de se viver...
linda a união de vocês, uma inspiração pra mim...

lindo sábado...

Su.

RosanAzul disse...

Oi Tinha! Que bom de ler o teu texto! Gosto muito da tua escrita além de ficar feliz em saber que está cheia de "Lazer"!! Coisa boa amiga! É isso aí, investir nosso tempo em coisas produtivas!! Um beijão e um ótimo domingo! Rosana

Fê Dutra disse...

Quanto maior é o tempo "livre" mais tarefas acabamos fazendo. Comigo é assim, pelo visto com você também.
Agora me deixa dizer que ADORO sua cidade. É um encanto.
aproveito pra te desejar uma semana proveitosa.
Com carinho

Evanir disse...

Que sua semana seja de muita paz,
que você seja abençoada (o)a cada minuto.
nunca esqueça que você mora no meu coração.
Que nossa amizade seja para sempre.
Bjs no seu coração,Evanir.

Nice Bacchini disse...

Tbm gosto de ocupar meu tempo e não sei como as pessoas conseguem ficar sem fazer nada.. Shan não sei se falei, mas tem um selinho pra vc em meu blog, só passar na páginas de selos.. Boa Semana beijos

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Interessante este seu post!...

Quanto a Fátima e fé... não fosse o povo brasileiro muito crente né?...

Então chove em Join... meus sobrinhos, cunhado e irmã estão por esses lados, azar o deles, costumam ir em dezembro mas desta vez não...
Aqui está uma "brasa", terminei agora um período de férias!

Bj

Rui

Anne Lieri disse...

Shan,passando para reler seu excelente texto e desejar uma boa semana!Bjs,

shan-Tinha disse...

obrigada amores, temperos na medida pra meu espaço!

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Oi minha mais nova amiga virtual. É um prazer enorme para mim ser teu seguidor. Adorei o teu texto pois também estou aposentado e agora vivo como um simples turista viajando pelas estradas do Brasil. Ah, como é bom poder fazer aquilo que queremos na hora que decidirmos. Um grande beijo. Fique com DEUS.

Anônimo disse...

Shan voltei pra agradecer suas palavras de carinho e aproveite pra rever essas imagens que acabam falando por si só... linda essa união, esse compartilhar a vida!

Beijinhos.
Su.

p.s.: tem um pouco do meu olhar lá no meu cantinho...

José Sousa disse...

Oi querida Shan!
Lindo essa união que vos leva sempre a fazer alguma coisa que vos deixa feliz!

Beijo e bom Domingo.