Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Grandeza


Não consigo chegar num lugar e ficar quieta, paradona, sem falar com alguém ou  ficar só observando ao redor. Estava em um consultório médico e peguei uma revista enquanto esperava a minha vez. Esse gesto repetitivo a esses lugares e outros semelhantes já renderam ótimas leituras, muito proveitosas. 
Folheando a revista encontrei um texto que prendeu minha atenção, era como se eu estivesse vivendo o que lia. Gostei tanto que procurei saber quem era essa pessoa que escrevia tão bem e descobri então, que ela mora aqui na mesma cidade que eu. Ela é uma linda menina escritora!

Delicie-se com a leitura ... 
As sextas-feiras são especiais. Não por estarem perto do sábado e nem por anunciarem um descanso. O quinto dia útil da semana pode ser comemorado com uma visão de cima do universo. Não pense que estou falando de alguma terapia difícil para a compreensão humana – não se trata de aprender a flutuar e nem de transportar-se para outro universo. E, sim, de subir no andar mais alto de um edifício e observar, de cima, a vida que ferve neste dia da semana. Isso pode ser realizado, preferencialmente, no fim da tarde, quando o céu começa a ganhar tons alaranjados.

Eu descobri esta maneira simples de desfrutar o mundo quando precisei levar documentos a um amigo. Ele trabalhava no último andar de um dos prédios mais altos de Joinville. Os corredores, envidraçados, permitiam uma visão privilegiada da cidade. Os olhos podiam perder-se pela esquina do mundo. Mas os meus olhos resolveram caminhar pelas nuvens pintadas de amarelo e rosa pelo sol sonolento. Paralisada pela beleza desta artista chamada Mãe Natureza, comecei a lembrar de todas as boas coisas que me aconteceram durante a semana.

O abraço de meu pai, o beijo estalado de um querido amigo do trabalho, o gatinho preto que tentou entrar pela janela de minha casa, o vento frio que escapuliu pela fresta da porta e me fez querer enrolar um cachecol pelo pescoço. A sensação foi igual a ser surpreendida com uma rosa dentro de minha gaveta. Ao viver algo trivial, enxerguei sem querer o segredo do universo. E eu quis enxergar novamente na outra semana. Voltei ao edifício na sexta-feira seguinte.

Mas, ao invés de perder os olhos pelo céu, resolvi olhar para a quantidade de carros, pessoas e o mar de ansiedade que havia na rua. As pessoas pareciam formiguinhas, querendo dirigir suas caixas de fósforo mínimas. Ao olhar o tamanho daquelas pessoas, me senti enorme. Mas não superior – dali em poucos instantes, eu voltaria a viver no formigueiro. Felizmente, não com a mesma expressão ansiosa ou, até mesmo, nula.

Depois que comecei a olhar o universo de cima, aliás, eu nunca mais consegui reproduzir o rosto inexpressivo e imparcial que muitas pessoas vestem ao sair pelas ruas. Com um sorriso esticado no canto da boca, eu olho um a um, sabendo suas grandezas e pequenezas. Sabendo que lá de cima somos todos iguais. Que todos temos sonhos gigantes que se misturam ao sol e ao mundo. Todos temos segredos, remédios a serem tomados, papéis a serem rasgados, rostos a serem beijados. Nós somos o mundo. Mas de vez em quando, é bom olhar de cima, para lembrar o quão grandes e pequenos podemos ser ao mesmo tempo.
*Crônica publicada na revista Vida Plena
por Vanessa Bencz 
 
 

21 comentários:

chica disse...

Lindo texto que nos mostra como podemos ter um outro olhar, mais alegre, mais amigo sobre todas as coisas comunzinhas dos nossos dias...LINDO! beijos,chica

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Olá!!!
Que texto lindo e profundo,Adorei!!!Obrigada!!!

Lindas imagens!!!
Muita Luz!!!

Lou disse...

Que espírito sensível e delicado o desta jovem. Adorei o texto.
bjs Lou

Lari Bohnenberger disse...

Realmente, um belo achado este texto. Às vezes ficamos tão envoltos com nossos problemas, voltados para nosso próprio umbigo, que acabamos esquecendo a grandeza do universo e a beleza das coisas simples.

Super Beijo!

Eva disse...

Oi Shan como tem textos que a gente lê e nos despertam, como a gente tem limites a superar e isso é uma constante, bjinhos, flor, uma linda semana, obrigada pelo carinho.

Bergilde disse...

Oi Shan,
Aproveitando seu tempo de espera pra visita médica pode conhecer o texto e compartilhá-lo conosco também.Gesto simples,mas com efeito profundo,parabéns porque a mim serviu bastante neste momento aqui distante.
Meu abraço,

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Vim desejar:
Um Abençoado Fim de Semana!!!

Paz e Luz!!

Cadinho RoCo disse...

Quando inspirados qualquer dia fica com jeitão de especial.
Cadinho RoCo

Vivian disse...

...dias especiais são todos
os dias.

pena que alguém precisa nos
alertar sobre isso, assim
como fez esta menina
da tua cidade.

parabéns pela sensibilidade
às duas...

bjokas, linda!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Shan, que lindo texto e de uma sensibilidade sem igual.

Eu tb gosto muito de ler nos consultorios enquanto espero. Meu maior problema é que acabo trazendo a revista pra casa, rs.


Bjao

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

É como dizia
o grande Beto Guedes
em uma de suas canções:

" A canção já sabemos de cor,
só nos resta aprender..."

Palavras para refletir
neste sensível texto.


Viver é sentir os sonhos
com o coração.

José Sousa disse...

Oi querida amiga shan-Tinha!

Depois de uma temporada de trabalho com na realizações de festas, cá estou eu já com menos trabalho e com mais disponibilidade para o que gosto que são os meus blogues e seguidores.
Gostei deste imenso deste teu texto! Tambem não consigo ficar em um lugar onde tem gente que eu não puxe logo conversa! como sempre muito bom este escrito!

Um beijo bem grande.

Anne Lieri disse...

Shan,que beleza de texto!Quem olha para cima olha para o futuro,para a esperança!Começa a ver as coisas de um outro ponto de vista o que é muito bom!Adorei a msg dessa menina!Bjs,

Anne Lieri disse...

Shan,que beleza de texto!Quem olha para cima olha para o futuro,para a esperança!Começa a ver as coisas de um outro ponto de vista o que é muito bom!Adorei a msg dessa menina!Bjs,

Anne Lieri disse...

Shan,que beleza de texto!Quem olha para cima olha para o futuro,para a esperança!Começa a ver as coisas de um outro ponto de vista o que é muito bom!Adorei a msg dessa menina!Bjs,

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Muito interessante essa crônica Shan!
Bom fim de semana!

Doces abobrinhas disse...

Shantinha q delicia saber q hj é seu niver! E o dia em Blumenau foi muito iluminado, espero q o seu tenha sido tbem!!
Um beijo e feliz aniversario
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Anne Lieri disse...

Shan,passando para reler seu belíssimo texto e desejar uma boa semana!Bjs,

Anônimo disse...

Shan...

lindo texto, e tão cheio de sabedoria de uma ainda, garotinha...

a maneira como colocamos nosso olhar, pode fazer toda a diferença no nosso dia, desde o momento que o abrimos ao levantar da cama...

beijinhos e obrigada pelo seu carinho sempre!

lindo dia pra ti.

Su.

2edoissao5 disse...

dizem que a beleza reside no olhar…
e é isso sim, o nosso olhar sobre os fatos , o ponto de vista é tudo!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Passando para um abraco e te desejar uma linda semana.

Bjao