Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Imagem, é tudo!


Meu pai sempre me disse que somos constantemente avaliados. Eu não entendia direito o que era constantemente, nem o que era avaliado (na realidade confundi essa palavra, com avariado, até os 11 anos); mas entendia que era constantemente observado, quer eu estivesse nos campos do Quiriri, onde criávamos abelhas, ou em minha primeira viagem junto a meu pai, quando fomos de caminhão conhecer o parque eólico das salinas de Cabo Frio. Eu, quando criança, queria ser igual a ele, e se fosse eu hoje a criança de ontem, teria guardado dele outras imagens que as que trago em recordação, desde o dia em que ele partiu para seu novo sistema lunar: meu pai não gostava do sol, e preferia a noite!

Sou eu um pai sem nunca ter sido. Ainda não experimentei essa grandiosidade, mas com afeto me transporto, para a rotina daqueles que se tornam aos adultos, lembranças tão meigas de quando estes eram crianças.

Procuro nos álbuns de outrora, ele viçoso, ele compromisso, ele grandioso com seu 1,70 cm; gigante para uma criança de 7 anos. E dentro de uma caixa de recordação de esperas, sua Rolleiflex toda cheia de história, tão indiferente ao fato de ter custado tão cara, tão indiferente ao fato de ter guardado coisas tão preciosas, registrado as imagens perfeitas...meu pai dizia que nenhuma máquina produzia tanto fascínio nele quanto aquela máquina fotográfica, modelo SL66.

Pessoas já me ofereceram dinheiro alto por esta relíquia. Preta e prata, de 1966, dum tempo em que eu ainda não era nascido. Já pensei em doá-la a um museu, mas não consigo. Ela não é somente uma máquina, é a impressão digital de uma época que nada era digital, e tudo era fascínio...até esse olhar romântico sobre o que é passado.

Imagem é tudo, dizia meu pai, até os seus cinquenta e quatro anos. E isso não estava condicionado ao corte do cabelo ou a reserva no restaurante. Nem mesmo à Rolleiflex que ele tanto gostava, e que deixou estática, para sempre, aquele seu rosto, teimoso em não sorrir. Para ele, a imagem estava na imponência de ser visto sempre, ou com uma mão estendida, oferecendo cumplicidade, ou com as mãos recuadas, demonstrando a hora certa de retroceder. Assim como fazem os presidentes. Assim como ele está retratado, em frente ao portão, em sépia, pela Rolleiflex SL66. E registrado em mim, em cores, na imaginação reportada da infância. Que nada tem de presidencial, mas de majestosa.




Marinaldo de Silva e Silva é joinvilense, é formado em letras e em língua italiana. Ele já escreveu os livros “O Beijo de Mephisto”, de 2002; “Cânticos de Eva”, de 2006; e “Poesia para as Crianças quando Ficarem Adultas”, de 2009. Desde janeiro, escreve crônicas no “Anexo” todas as sextas-feiras, e também faz a coluna “Mr. President” na revista “Premier”. Marinaldo é funcionário público da Biblioteca Pública Gustavo Ohde, em Pirabeiraba, e promove a leitura entre crianças e adultos.

Parabéns e felicidades  aos Pais!!!

Imagem, é tudo
Por: M. DE SILVA E SILVA

22 comentários:

ONG ALERTA disse...

Tem coisas que fazem parte de nossas história...beijo Lisette.

Eva disse...

Fiquei arrepiada, lindo lindo, beijinhos minha amiga, uma boa noite.

blog da Paraguassu disse...

Olá Shan-Tinha,
Recordar é viver. Domingo, Dia dos Pais, é mais um motivo para agradecermos aos nossos velhos, por ter colaborado com o plano divino e
nos trazido à vida. Que cada um receba o nosso devido carinho e o nosso afetuoso beijo, até mesmo aqueles que Deus já chamou para junto de si.
Um grande beijo,
Maria Paraguassu.

Nice Bacchini disse...

Ter uma história e orgulha-se dela é algo muito compensador. Bela homenagem.. Tudo de Bom. Bom Fim de Semana.. bjs

Lou disse...

Oi Shan-Tinha, que linda forma de fazer uma homenagem aos pais. Adorei. Estas lembranças que pertencem a memória de cada um, são uma dádiva.
beijo carinhoso da Lou

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Muitas coisas como esta marcam nossas vidas!!!

Felicidades para os pais!!!
Tenha um Belo Fim de Semana!!
Paz e Luz!!!

Lena disse...

shan-Tinha
Lindo texto. As coisa memoráveis que passamos com nossos pais são especiais e inesquecíveis. Adorei, amiga, linda a homenagem que vc prestou nessa data tão maravilhosa! Beijokas com muito carinho!

Anônimo disse...

Shan,

tem coisas que levamos conosco pra sempre... pai é algo assim, suas histórias, seus ensinamentos... lindo seu texto, uma bela homenagem e mensagem para o Dia dos Pais...

pouco me lembro, mas esse pouco guardo em mim a sete chaves e levarei comigo pra sempre...

beijos e um lindo final de semana pra vocês...

Su.

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Quando as lembranças
dão sentido
a nossa vida,
tudo passa a ter
o valor dos sentimentos.

Pai é uma linda
forma de escrever
a palavras amor.

Viver é sentir os sonhos
com o coração.

Paulo Bouvier disse...

Teu pai sem dúvida deve ser um grande homem assim como o meu!
A imagem não absolutamente, na minha opinião, é tudo, mas importante.
Adorei.

Quando tiver tempo da uma passadinha lá:
(paulobouvier.blogspot.com)

Sabor de Pitanga disse...

Oi Shan, passei aqui para lhe visitar e adorei saber que é "Dia dos Pais"! Aqui, já foi... as datas brasileiras, infelizmente, já nao lembro tanto! Mas, muito breve isso vai mudar... rsrsrs

Lindo seu texto.
Beijos

chica disse...

Que lindo o modo de ver a vida do teu pai.Adortei a homenagem!beijos,chica

Anne Lieri disse...

Shan,que linda a homenagem a seu pai!Imagens carinhosas,sente-se a vibração amorosa!Parabéns pelo encanto de pai!Bjs e boa semana!

NINE SHOES disse...

Que lindo seu Blog, obrigado pela visita ao meu http://nineshoes.blogspot.com/
Fiquei muito feliz com suas palavras, já estou te seguindo também..rsrsr
bjss

José Sousa disse...

Sham, minha querida amiga!
Aqui vim para lhe ler e vesitar. Mais um escrito seu que me entra na alma! Adoro te ler!!!
Perdão pelo afastamento, mas é que estamos em epoca de verão onde trabalho muito na produção e organização de festas populares. O tempo é escaso mas, no final de Agosto, tudo voltará ao normal.

Um grande abraço e um beijão.

Juliane Dias disse...

Amei o blog! Beijos com carinho.

shan-Tinha disse...

meus queridos amigos que aqui passam muito obrigada pelo carinho! bjão a todos!

La sonrisa de Hiperion disse...

De nuevo por tu espacio. Siempre un placer.

Saludos y un abrazo.

ONG ALERTA disse...

Beijo Lisette.

Anne Lieri disse...

Shan,passando para reler essa bela homenagem e desejar um bom fds!Bjs,

Unknown disse...

Shan-Tinha querida, venho retribuir a linda visita e te agradecer pelo carinho lá no CASA. Show de bola esse post, adorei!Linda homenagem a estes homens que nos marcam tanto ....
Bj menina e um lindo fim de semana.
Valeria

Vivian disse...

...viajei lonnnnge nesta
crônica ternura.

bjs, minha linda!