Seguidores

sábado, 20 de agosto de 2011

O olho é a janela da alma, espelho do mundo

Os olhos são os órgãos da visão, ou seja, da percepção da luz e portanto das formas e cores. “O aparelho visual sobretudo no homem é um dos sistemas mais perfeitos para se perceber o ambiente. Graças à visão, podemos mover-nos evitando os obstáculos, afastar-nos dos perigos, reconhecer os “amigos” e os “inimigos”. Enquanto outros animais confiam também em sentidos como o olfato ou o ouvido, para o homem, a visão é normalmente o principal canal de percepção do mundo exterior”.

No documentário Janela da Alma Saramago fala da idéia para escrever Ensaio sobre a Cegueira, quando se perguntou como seria o mundo se todos fôssemos cegos. De acordo com sua reflexão, a resposta é que já somos, tendo em vista a total desordem que assola o mundo.



Lendo o jornal local chamou-me à atenção a matéria abaixo: 

1028 joinvilenses enxergam assim

Em Joinville, 1.028 pessoas aguardam na fila para fazer cirurgia de catarata

A esperança de voltar a enxergar com nitidez exige paciência dos 1.028 joinvilenses que estão na fila para fazer uma cirurgia de catarata pela rede pública. A espera para quem entra hoje na fila pode chegar a quatro anos. E a lista não para de crescer, apesar dos mutirões esporádicos, feitos voluntariamente por oftamologistas, e dos cerca de 80 procedimentos por mês.
De acordo com médico Rodrigo Marzagão, cada um dos sete oftalmologistas que atendem na rede pública municipal realiza de três a quatro cirurgias por semana. No lugar destes pacientes, aparecem outros dez com a doença.

Refletindo sobre a matéria fico pensando nas pessoas que enxergam pouco, nas pessoas que não enxergam nada e nas pessoas que não querem enxergar!


16 comentários:

Anônimo disse...

Shan querida, excelente seu texto, adoro Saramago, assisti ao documentário, realmente muito bom e nos leva a muitas relfexões. Você já leu um livro dele chamado: "em busca da ilha desconhecida",acho que esse é o tírulo, li na epóca da faculdade, é algo meio assim... sobre como o nosso olhar pode mudar o momento em que estamos vivendo algo... como muitas vezes precisamos nos colocar fora do contexto para "enxergar" melhor...
mas falando do problema da visão literalmente, lembrei da minha vózinha que fez a cirurgia da catarata antes de partir e pouco melhorou sua visão, mas esse pouco pra ela foi muito e a fez muito mais feliz...
beijos e um lindo domingo pra ti...

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Shan, muito bom este post, bastante refletivo...
Gostei da mensagem, das imagens constantes e da música.
Ninguém pode ficar indiferente e quanto às listas de espera, não só para cirurgia às cataratas, não é só aí em Joinville, também aqui por Portugal isso acontece!
Sofre quem nada tem...
E sem dúvida, por vezes não vê, quem nãp quer ver!
Bj

La sonrisa de Hiperion disse...

Que pases un buen domingo. Estupendas siempre las cosas que nos dejas.

Saludos y un abrazo.

RosanAzul disse...

Oi TInha! Bom dia amiga! COmecei a ler o teu post, muito bom por sinal, como sempre são todos teus posts!... Quando cheguei na imagem da nossa Joinville pensei: Nossa pque a tinha botou essa foto desfocada! rsrsr Me deu até um "ruim" pensar que tantas pessoas não podem ver com clareza o colorido da vida, (isso em sentido amplo tbem) penso que qdo queremos saber o que outro sente, devemos nos colocar no lugar dele... não é ada fácil... Que o mundo possa abrir os olhos para a igualdade de direitos... Paz e luz! Um bom domingo Tinha! Abraços em todos!
Rosana

Lou disse...

Oi Shan-Tinha
Muito boa a idéia de postar a foto desfocada. Depois de ler seu texto então, faz todo o sentido... Você sempre dá o tiro no alvo. Gosto de suas reflexões. bjs da Lou

To Decorando disse...

Shan
Nossa que post legal, que horrível a gente constatar que tantas pessoas veem como a última foto, triste mesmo!

Amada tbém vim agradecer por tantos elogios, olha qdo comecei a fazer meu espelho não tinha nenhuma noção de como ficaria, confeço que gostei do resulado mas ainda assim qdo puder terei o do meus sonhos, rs!
Obrigada mais uma vez por ser tão amavel comigo, bjs e excelente semana!
Jana

O Profeta disse...

Um barco parado no cais de espera
Amarras soltas do frio ferro
Uma gaivota adormeceu sem penas
Uma criança chora no meio do aterro

Cheio de penas amarro a alma
Uma saudade arrocha meu peito
Sou um caçador de nuvens breves
Um romântico sem ponta de jeito

Um barco de papel perdido do norte
Roseira plantada num campo de pedras nuas
Uma casa perdida da sua cidade
Um labirinto feito de mil e muitas ruas


Doce beijo

Ricardo e Regina Calmon disse...

OLÁ FILÓSOFA MININA SHAN, AMI OPOST ASSINO EMBAIXO,DE PÉ NOVAMENTE,ESCREVENDO E MÚSICAS E IMAGENS OFERECENDO, A PESSOAS AMADAS E LINDAS,COMO TU,SÔDADES ,ACUMULADO DE ROTEIROS A ESCREVER E ENTREGAR,MAS...ME LEMBRO SEMPRE DOCÊ,PRINCIPALMENTE QUANDO MANTRAS AUSCULTO BZIX
SOME NÃO!

AMO-TE PESSOA QUERIDA

VIVA LA VIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

José Sousa disse...

Oi amiguinha Shan!

Adoro te ler e este é mais um desses textos bons que vc faz.

Um beijo bem gostoso em teu coração.

Patrícia Lopes de Lara disse...

Ou menina
Minha mãe sempre diz que o pior cego é aquele que nao quer ver!
Muitas vezes nós mesmos resolvemos nao enxergar algumas coisas.
Eu procuro enxergar so as coisas boas e que me fazem feliz. O que nao é bom, prefiro ignorar.
Se estou certa? Ah, nao sei, mas tenho vivido melhor assim.
Viajei né
Bjs
Patricia
Patipins.blogspot.com

Lari Bohnenberger disse...

Oi, Shan! Tô viva e voltei ao mundo bloguístico!

Lindo post. Essa história do cego e do publicitário eu já conhecia, um pouco diferente.

De todo cuidado que tenho com a minha saúde, o maior deles é destinado aos meus olhinhos queridos, que são levemente hipertensos. Quero sempre poder ver a primavera, seja ela em Paris, em Porto Alegre ou em qualquer lugar do mundo.

Bjs, bjs!

Bergilde disse...

Shan,
Muito bom revê-la depois dessas férias!
A ciência tem feito passos de gigante em termos de cirurgias e microcirurgias oculares e a de catarata é uma delas,ocorrendo hoje em nível ambulatorial.Pena que os serviços públicos brasileiros e suas burocracias,dificuldades de recursos,enfim, aumentam os tempos de espera da população que deles precisa e pode unicamente usar.
O texto anexado trouxe uma reflexão mais profunda sobre a temática,mas quem deveria ler está nem aí pra isso,ou seja,as autoridades (in)competentes!
Abraço carinhoso daqui

chica disse...

Maravilhosa tua reflexão ao final...Há realmente os que não querem ver.Isso é tão triste...A verdade está diante delas e não a notam ou percebem...Outros não veem beleza em nada...Pena! beijos,chica

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Também penso assim.

Ver é mais do que olhar...

Viver é sentir os sonhos
com o coração.

Lena disse...

Oi, shan-Tinha
Rico e perfeito o seu post. Os piores cegos são aqueles que insistem em recusar a aceitar a realidade infeliz de muitos de seus irmãos, nesse mundo assumidamente caótico. Bjkas e uma ótima semana!

Fê Dutra disse...

Shan,
Há muito queria retribuir suas visitinhas e quando chega a hora encontro essa bela reflexão, que nos permite lembrar de agradecer a Deus, a dádiva da nossa visão.
Parabéns por levantar essa bola.
Um beijo