Seguidores

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Japamala- comer, rezar e amar

Estou lendo  o livro Comer, rezar e amar e também assisti ao filme, e já no início gostei da parte que a autora explica que  dividiu os capítulos de acordo com o japamala.
Pratico yoga e o último mês de aula dedicávamos um tempo no final para a entoação de mantras usando o japamala.
 
O livro é dividido em 109 pequenas partes, considerando o Japa Mala, uma espécie de terço com 108 contas, tendo uma 109º destinada ao agradecimento.
O livro possuí diversas curiosidades sobre os três países pelos quais Liz passa, mas o mais impressionante nessa obra é mostrar tudo em um olhar único de uma mulher que aos 36 anos passa a buscar uma nova direção em sua vida.
http://nablogosfera.com/?p=456


 “Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos) e embarcar numa jornada em busca da verdade (para dentro ou para fora), e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo que acontece nessa jornada como uma pista, e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma… então a verdade não lhe será negada.” (Elizabeth Gilbert)


 
JAPAMALA
(Japa=repetição, Mala=cordão ou colar)

A Japamala, mais conhecida no ocidente como rosário de orações, é um objeto antiqüíssimo de devoção espiritual, sendo utilizada em muitas culturas e religiões para marcar orações ou mantralizações. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião. No Hinduísmo ou Budismo se usam com 108 contas, havendo sempre uma conta maior representando a Divindade, ao redor do qual giram as 108 distintas manifestações, retornos ou encarnações. É a diversidade que gira em torno de uma única unidade.

http://www.universomistico.org/s/o-uso-da-japamala.html


Nenhum comentário: