Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta

Em Santa Catarina, seis cidades aderem à Hora do Planeta

 

 

Monumentos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul terão as luzes apagadas.

No sábado, entre 20h30min e 21h30min, diversas partes do mundo ficarão às escuras. É a Hora do Planeta, um ato simbólico na luta contra o aquecimento global. Em Santa Catarina, pelo menos seis cidades vão participar oficialmente do evento.

A ação é uma iniciativa da ONG WWF - “World Wildlife Fund” (Fundo Mundial para a Natureza), criada em 2007, na Austrália. No ano passado, mais de 1 bilhão de pessoas, em 4.616 cidades de 128 países, participaram do protesto.

Para este ano, há adesões em todos os continentes. Já foi confirmada a participação de 3.733 cidades, em 131 países, sendo 25 megacidades, como Deli, Mumbai, Buenos Aires, Moscou, Teerã, Istambul, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Santa Catarina, Caçador, Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, São Francisco do Sul e Tijucas vão apagar as luzes de alguns monumentos. Destaque para Florianópolis, onde dois cartões-postais, a Ponte Hercílio Luz e a Praça XV, vão ficar às escuras.

Da iniciativa privada, o Floripa Shopping também aderiu oficialmente ao evento. O empreendimento está fazendo uma mobilização interna para incentivar clientes, lojistas e funcionários.
No sábado, a rádio interna divulgará a mobilização de hora em hora. Também serão apagadas parcialmente as luzes externas do paisagismo e o letreiro da fachada.

Leia mais aqui

Joinville participou do evento no ano passado e vai participar este ano também. Os locais públicos que tem vigia noturno receberam orientação para desligarem as luzes. Até agora confirmaram a participação: a sede da Prefeitura, a Fundema, os museus, a Secretaria de Educação e as escolas municipais, a Expoville, a Arena e o Centreventos Cau Hansen.

http://www.joinville.sc.gov.br/index.php

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) pede para toda a população aderir ao movimento. Apagar as luzes é um ato simbólico e simples, possível de ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar.
observação: atualizado abaixo hoje 26 de março de 2011

A matriz da Embraco em Joinville planeja, além de apagar parcialmente as luzes da indústria, envolver os funcionários numa dinâmica descontraída. As refeições serão feitas à luz de velas: os trabalhadores têm horários de lanche entre as 16h45 e as 19h30 e, da meia-noite até 2h30. As unidades da fundição e da eletrônica somente apagarão as luzes.

O Shopping Mueller pretende aderir à iniciativa por uma causa ambiental, mas também econômica. E já calcula uma redução de 801 kw durante uma hora com o desligamento da iluminação da fechada, das escadas rolantes e do sistema de climatização.



As unidades do Bom Jesus/Ielusc, tanto do Centro quanto do Saguaçu, terão as luzes apagadas no sábado. Segundo o diretor-geral, Tito Lívio Lermen, mesmo sem atividades, algumas luzes das unidades ficavam ligadas. “Achamos importante, como instituição de ensino, darmos o exemplo”, diz.



http://www.wwf.org.br/

http://www.horadoplaneta.org.br/


O que fazer durante a Hora do Planeta

Como uma sugestão, o WWF-Brasil criou o jogo Coisas Para Para Fazer na Hora do Planeta. Você pode fazer download do tabuleiro e do dado aqui mesmo. Depois é só imprimir, montar e jogar. O jogo é muito simples.  O jogador da vez arremessa o dado e avança o número de casas que saiu no dado. Ao longo do jogo, várias brincadeiras engraçadas e educativas são sugeridas. Quem não quiser pagar a prenda, deve recuar seis casas. Ganha quem chegar primeiro ao final.


http://www.horadoplaneta.org.br/leiamais.php?id_noticia=66
            
 A Monique do blog  mimirabolantes

diz o que pretende fazer nesse horário confira aqui
                     
               26 de março de 2011
                        20h30 as 21h30
                                  apague as luzes para ver um mundo melhor!

                                                          
                                        Divulgue, participe!!! 
Façamos pelo Planeta e consequentemente por nós mesmos!!!
                Nós todos somos um


4 comentários:

Mimirabolante disse...

Vou fazer uma sopinha de ervilha.....lá no sítio esta época ,a noite já começa a ficar fresquinha ....vou colocar uma mesa na varanda e com a luz do luar ,algumas velas acesas,vou entrar no clima pelo Planeta !!!!Sua postagem está linda !!!!Adorei !!!!bjcas e bom final de semana p/ vc !!!!!

RosanAzul disse...

Tinha, sem dúvida uma excelente postagem! Parabéns e bom fim de semana! Beijão, RO

Tracy disse...

We have participated in Turn off the Lights.

We have cut down on our hydro by a quater of what we used last year. Now Hydro is upping their rates because the consumption is low and so is their profit.....kind of frustrating.

Silvia Azevedo disse...

Poxa! Nem tinha visto esse jogo. Que ideia bacana!
Eu recebi visitas e não pude participar da hora do planeta. Uma pena... Mas estou conseguindo aos pouquinhos educar o marido para jogarmos menos "lixo" no lixo.