Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta

Em Santa Catarina, seis cidades aderem à Hora do Planeta

 

 

Monumentos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul terão as luzes apagadas.

No sábado, entre 20h30min e 21h30min, diversas partes do mundo ficarão às escuras. É a Hora do Planeta, um ato simbólico na luta contra o aquecimento global. Em Santa Catarina, pelo menos seis cidades vão participar oficialmente do evento.

A ação é uma iniciativa da ONG WWF - “World Wildlife Fund” (Fundo Mundial para a Natureza), criada em 2007, na Austrália. No ano passado, mais de 1 bilhão de pessoas, em 4.616 cidades de 128 países, participaram do protesto.

Para este ano, há adesões em todos os continentes. Já foi confirmada a participação de 3.733 cidades, em 131 países, sendo 25 megacidades, como Deli, Mumbai, Buenos Aires, Moscou, Teerã, Istambul, Londres, Rio de Janeiro e São Paulo.

Em Santa Catarina, Caçador, Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, São Francisco do Sul e Tijucas vão apagar as luzes de alguns monumentos. Destaque para Florianópolis, onde dois cartões-postais, a Ponte Hercílio Luz e a Praça XV, vão ficar às escuras.

Da iniciativa privada, o Floripa Shopping também aderiu oficialmente ao evento. O empreendimento está fazendo uma mobilização interna para incentivar clientes, lojistas e funcionários.
No sábado, a rádio interna divulgará a mobilização de hora em hora. Também serão apagadas parcialmente as luzes externas do paisagismo e o letreiro da fachada.

Leia mais aqui

Joinville participou do evento no ano passado e vai participar este ano também. Os locais públicos que tem vigia noturno receberam orientação para desligarem as luzes. Até agora confirmaram a participação: a sede da Prefeitura, a Fundema, os museus, a Secretaria de Educação e as escolas municipais, a Expoville, a Arena e o Centreventos Cau Hansen.

http://www.joinville.sc.gov.br/index.php

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) pede para toda a população aderir ao movimento. Apagar as luzes é um ato simbólico e simples, possível de ser feito por qualquer pessoa e em qualquer lugar.
observação: atualizado abaixo hoje 26 de março de 2011

A matriz da Embraco em Joinville planeja, além de apagar parcialmente as luzes da indústria, envolver os funcionários numa dinâmica descontraída. As refeições serão feitas à luz de velas: os trabalhadores têm horários de lanche entre as 16h45 e as 19h30 e, da meia-noite até 2h30. As unidades da fundição e da eletrônica somente apagarão as luzes.

O Shopping Mueller pretende aderir à iniciativa por uma causa ambiental, mas também econômica. E já calcula uma redução de 801 kw durante uma hora com o desligamento da iluminação da fechada, das escadas rolantes e do sistema de climatização.



As unidades do Bom Jesus/Ielusc, tanto do Centro quanto do Saguaçu, terão as luzes apagadas no sábado. Segundo o diretor-geral, Tito Lívio Lermen, mesmo sem atividades, algumas luzes das unidades ficavam ligadas. “Achamos importante, como instituição de ensino, darmos o exemplo”, diz.



http://www.wwf.org.br/

http://www.horadoplaneta.org.br/


O que fazer durante a Hora do Planeta

Como uma sugestão, o WWF-Brasil criou o jogo Coisas Para Para Fazer na Hora do Planeta. Você pode fazer download do tabuleiro e do dado aqui mesmo. Depois é só imprimir, montar e jogar. O jogo é muito simples.  O jogador da vez arremessa o dado e avança o número de casas que saiu no dado. Ao longo do jogo, várias brincadeiras engraçadas e educativas são sugeridas. Quem não quiser pagar a prenda, deve recuar seis casas. Ganha quem chegar primeiro ao final.


http://www.horadoplaneta.org.br/leiamais.php?id_noticia=66
            
 A Monique do blog  mimirabolantes

diz o que pretende fazer nesse horário confira aqui
                     
               26 de março de 2011
                        20h30 as 21h30
                                  apague as luzes para ver um mundo melhor!

                                                          
                                        Divulgue, participe!!! 
Façamos pelo Planeta e consequentemente por nós mesmos!!!
                Nós todos somos um


4 comentários:

Mimirabolante disse...

Vou fazer uma sopinha de ervilha.....lá no sítio esta época ,a noite já começa a ficar fresquinha ....vou colocar uma mesa na varanda e com a luz do luar ,algumas velas acesas,vou entrar no clima pelo Planeta !!!!Sua postagem está linda !!!!Adorei !!!!bjcas e bom final de semana p/ vc !!!!!

RosanAzul disse...

Tinha, sem dúvida uma excelente postagem! Parabéns e bom fim de semana! Beijão, RO

Tracy disse...

We have participated in Turn off the Lights.

We have cut down on our hydro by a quater of what we used last year. Now Hydro is upping their rates because the consumption is low and so is their profit.....kind of frustrating.

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse...

Poxa! Nem tinha visto esse jogo. Que ideia bacana!
Eu recebi visitas e não pude participar da hora do planeta. Uma pena... Mas estou conseguindo aos pouquinhos educar o marido para jogarmos menos "lixo" no lixo.