Seguidores

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Criança diz cada uma!!!

Minha segunda filha, quando ainda pequena era como são, a maioria das crianças: alegre, doce e naturalmente linda como são a filha ou filho de todo mundo.

Eu trabalhava como professora e dividia meu tempo entre cuidar dela, da casa e das tarefas escolares. O convívio com ela nesse tempo foi maravilhoso e rendeu boas histórias de momentos  que vivemos.
Como toda mãe, mesmo quando ela ainda não falava, era comum falar com ela e para ela. Mas quando ela começou a falar é que veio a parte mais divertida, nos deixando bobos, extasiados com o que ela dizia:

Algumas dela quando tinha quatro ou cinco anos:

1- Estava escovando o carpet e ela em cima da cama olhando o que eu fazia quando saiu com essa:
- A mãe devia ser empregada (doméstica ), a mãe gosta tanto de trabalhar!

2- Houve um tempo em que eu tive empregada doméstica, mas sempre achamos que quem sabe fazer bem feito os serviços domésticos somos nós, as patroas...Minha filha vivia pedindo para eu brincar com ela, e eu sempre com a desculpa do serviço de casa para fazer e ela me disse:
- Tu "não presta para nada" tu só sabes trabalhar!

 Vê-se nessa frase a inutilidade de ser boa dona de casa aos olhos de uma criança e a falta de tempo para nos dedicarmos aos filhos. 

Penso que o "não presta para nada" apesar de ser uma frase forte, não era uma frase dita em casa, se bem que sabemos que se usa para falar de pessoas e de objetos.

3- Sempre falava para ela sobre a importância de se alimentar, de cuidar-se,  onde e como andava para não se machucar e de Jesus, que nos ama e nos protege.
Então falava para ela:
-Pede para Jesus te ajudar a comer bem, para cuidar de ti....
E ela respondia:
-Não precisa, eu sei comer sozinha.
-Não precisa, eu sei me cuidar sozinha.

Outra:
Estávamos na cama e disse para ela que tem que se comportar! (...)  porque Jesus vê tudo o que fazemos.
 Como já era noite, ela falou:
-Por acaso ele usa óculos?!

4- Além dela, tenho uma filha doze anos  mais velha e os conflitos eram inevitáveis entre as duas pela diferença de  idade,  a mais velha não era muito paciente nesses casos e eu como mãe conciliadora  falava para a pequena que tratasse bem a irmã e que dissesse só palavras bonitas (...) achava que ela soubesse o que era "palavras bonitas".

E um dia ela "brigando" com a irmã, disse:
-Palavra bonita, palavra bonita!!! não vou aqui traduzir o que ela queria dizer na verdade, com essas duas palavras né?!

5- A madrinha dela ligou e ela atendeu ao telefone ( ela adorava  fazer isso ).
Chovia e a madrinha perguntou:
-Tá chovendo aí?
E claro que a resposta foi:
Aqui dentro não!

6- Criança cresce rápido e de vez em quando comprávamos roupas para ela e numa dessas vezes que estava falando ao telefone com a madrinha ela contou sobre as roupas novas e perguntou se ela queria ver, a madrinha disse que sim. Então ela espalhou as roupas no sofá, passou o telefone por cima de cada peça  e falou:
-Viu?!

7- Quem lembra da época da TV Colosso? Pois é,  essa foi para mim. É assim que conseguimos mudar nossos  paradigmas.
Ela estava assistindo a tal TV Colosso quando eu disse para ela:
-Não vejo graça nenhuma nisso: cachorro falando!
E ela respondeu:
-Não é para adulto mesmo, é para criança!!!
"Puts" imagine a minha cara!!!

 8- "Deixa, deixa, não pode dizer não!" era a frase que dizia quando pedia  autorização para fazer  alguma coisa.
Sempre educamos nossa filha dentro do que aprendemos ou achávamos que fosse o certo ensinar-lhe, e assim quando ela não "obedecia" chamávamos à atenção. Numa dessas vezes ela disse:
-Vocês não me obedecem e querem que eu obedeça vocês?!

Já bem crescidinha minha bb continuava dizendo das suas:
Estávamos conversando quando na TV passou sobre crianças que vivem na rua e que uma determinada pessoa falava que era preciso tirá-las. Ela foi mais rápida que a solução encontrada e dita na reportagem. Ela falou:
-Tirar as crianças da rua? e colocar onde? nas calçadas???

Apesar da "língua afiada" em algumas respostas, nunca nos deu grandes problemas e hoje é professora de pequenos e temos muito orgulho de ser seus pais.

Ah que saudade da espontaneidade das crianças!  


Um comentário:

Lou disse...

Criança diz cada uma...
Lembro-me de minha filha bem pequena vendo algumas fotos da minha gravidez. Vendo uma em que eu comia alguma coisa, apontou para minha barriga e perguntou com os olhos bem arregalados: "você me sujava toda quando comia?"