Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ser flexível - Auto-avaliação das virtudes humanas

A cada mês ou a cada quinzena junto com os ásanas  trabalhamos um tema correlacionado:

Estamos trabalhando a flexibilidade no corpo, na mente e no comportamento 

Já vai pra 18 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca  fabricante dos motores propulsores para os foguetes da NASA.

Não conheço um povo, como povo mesmo, que tenha mais cultura coletiva do que eles...

A primeira vez que fui para lá, em 90, um dos colegas suecos me pegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, leve nevasca.
Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2000 funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro... depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã perguntei:
"Vocês tem lugar demarcado para estacionar aqui? notei que chegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final..."
E ele me respondeu simples assim:
"É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar - quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor que fique mais perto da porta. Você não acha?"
Olha a minha cara!!! Ainda bem que tive esta na primeira... deu pra rever bastante os meus conceitos...
L M C M - Volvo IT South America
O texto completo você vê no site abaixo, um site altamente recomendável, tem assuntos para toda a família, aproveitei muitas matérias em minhas aulas.

http://www.portaldafamilia.org/artigos/virt012.shtml

Com o texto acima fico refletindo como somos muitas vezes afobadinhos,  embora reconheça que muitos de nós vive sobrecarregado,  mas às vezes  o chegar na frente é sem razão nenhuma, ganhando nada com isso, só irritação mesmo.

A maneira pessoal de viver a flexibilidade
Tenho estabelecidos em minha vida critérios de atuação que me permitem saber que postura tomar em cada momento?
A educação da flexibilidade
Ensino aos menores quais são as regras básicas de comportamento que não devem transgredir?

A sabedoria consiste na arte de ser flexível e coerente em todos os propósitos, que sempre começam na intenção do que se busca.
Ser flexível é algo assim: na hora de perfurar as nossas camadas da ignorância e de orgulho, ser igual à flecha certeira; na hora de afagar as pétalas da flor que se abre, ser terno.

Equilíbrio e flexibilidade!


Flexibilidade é ser igual ao bambu novo para administrar os ventos da vida.

A fibra do guerreiro e a sensibilidade do artista moram no mesmo ser.

O guerreiro sabe lutar, mas também canta. As mãos que tensionam o arco e disparam a flecha são as mesmas que afagam as florzinhas.

Que essas mãos obedeçam a razão e o amor na hora de flechar e na hora de afagar.

Flexibilidade é saber levar a vida e as pessoas com o melhor do guerreiro e do artista.

 Yoga traz benefícios para a mente e corpo

 

 Entre os benefícios físicos do yoga estão o aumento da flexibilidade, força, equilíbrio e melhora na postura.
Além do aprimoramento físico, o yoga também ajuda a relaxar, diminuir o stress, a ansiedade e a melhorar a concentração e a respiração.


O yoga é uma ciência ou arte que utiliza inúmeras técnicas psicofísicas aliadas  a uma ampla filosofia de vida, no intuito de promover a conexão entre corpo, mente e alma objetivando-se também a união do indivíduo com os outros e com o ambiente em geral, por meio de princípios e valores éticos como a não-violência, a verdade, o desapego, entre outros.

 

7 comentários:

Anne Lieri disse...

Shan,que belo e reflexivo texto!Me considero uma pessoa flexivel na medida que costumo acatar as críticas e tento melhorar.Acredito que estamos aqui para aprender o que não sabemos e ensinar o que pudermos.Adorei sua postagem,a escolha da musica,tudo!Bjs,

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Belo e interessante tema.
Gostei!

Bj

Rui Pires - OLHAR D'OURO - Portugal

chica disse...

Lindo e bem interessante teu post e texto! Vim te conhecer ,agradecendo a visita e gostei!beijos,chica

Minha fábrica de sonhos... disse...

INTERESSANTÍSSIMO, AMEI.

SAUDADE DE VC.

Amiga, temos sessão nostalgia no meu post de hoje. Passe por lá DE NOVO, leia e dê sua sincera opinião a respeito.

Beijinhos, Nara.

Annelie disse...

Obrigado pelo belo poema!
Abraços a você de mim ....
Espero que isso está correto, eu não posso Português!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Boa a análise de quem chega mais tarde e bondade deles se fosse por aqui o povo ia deixar o outro andar para aprender a chegar mais cedo, rs.

Bjao

Minha fábrica de sonhos... disse...

Sua danada, conseguiste me emocionar hoje.

Beijão e fica com Deus!

Nara.