Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Você é especial - Max Lucado


18 de abril - Dia Nacional Do Livro Infantil
Como seria a vida sem livros?
A bagagem intelectual que temos devemos aos livros, não só, mas em grande parte.
Sou muito feliz e agradecida a Deus por viver num tempo de certa facilidade de acesso  à leitura. Minhas lembranças estão atreladas a um livro, a uma leitura, e, se questionada, não saberia explicar essa paixão! 
Quando fiz a pós-graduação escolhi para a monografia o tema  "A  importância da biblioteca no ensino fundamental" e assim como tudo que escrevo aqui, transcrevia minha sede de ler e minha incompreensão  quando me era barrado o acesso aos livros.

 "Um país se faz com homens e livros" Monteiro Lobato


O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.

***
"...as Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o". Felicidade clandestina - Clarice Lispector
"A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. As vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante".  Felicidade clandestina - Clarice Lispector

"Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial". (Alberto Manguel, Uma história da leitura), esse livro foi um dos muitos que li sobre o tema.
  
Sugestão de leitura para o Dia do livro numa época de combate ao  Bullying.

 Você é especial - Max Lucado

 

Sinopse

Em nossa sociedade muitas vezes alguém só se torna especial se for inteligente, talentoso ou bonito. Num mundo tão cheio de pré-requisitos, ficamos cada vez mais distantes de viver com um senso verdadeiro de identidade. O livro "Você é Especial" é uma das mais belas fábulas contemporâneas, ela nos conta a história de Marcinelo, ele vive em uma sociedade que se comporta como a nossa. Mas ouve a mensagem que conforta seu coração: A verdade de que você é realmente importante e que alguém o ama, e o aceita, exatamente como é.


A única coisa que importa é o que eu penso. E eu penso que você é muito especial.
Marcinelo deu uma risada.
- Eu, especial? Por quê? Não sei correr. Não consigo pular. Minha tinta está descascando. Por que eu seria importante para você?
Eli olhou para Marcinelo, colocou suas mãos enormes naqueles pequenos ombros de madeira, e disse bem devagarinho:
- Porque você é meu. Por isso, você é importante para mim. 
Nunca ninguém havia olhado assim para Marcinelo – Muito menos o seu Criador. Ele nem sabia o que dizer.
- Todo dia, tenho esperado a sua visita – explicou Eli. – Eu vim porque encontrei alguém que não tinha marcas. – Disse Marcinelo.
- Eu sei. Ela me falou sobre você.
- Por que os adesivos não colam nela?
O criador dos xulingos falou bem mansinho:
- Porque ela decidiu que o que eu penso é mais importante do que o que eles pensam. Os adesivos só colam se você deixar que colem.
- O quê?
- Os adesivos só colam se eles forem importantes para você. Quanto mais você confiar no meu amor, menos vai se importar com os adesivos dos xulingos.
- Acho que não estou entendendo.
Eli sorriu e disse:
- Você vai entender, mas levará tempo. Você tem muitos adesivos. Por enquanto, basta vir me visitar todo dia, e eu lhe direi como você é importante para mim.
- Eli ergueu Marcinelo do banco e o colocou no chão.
 - Lembre-se – disse Eli quando o xulingo saía pela porta, - Você é especial  porque eu o fiz. E eu não cometo erros.
Marcinelo nem parou, mas lá no fundo de seu coração pensou: acho que ele realmente se importa comigo.
E, quando ele pensou assim, uma bolinha cinzenta caiu ao chão.
Você é especial - Max Lucado


"Ao nascer de mais um dia, tudo é lindo e maravilhoso. O caminho que se prossegue, a verdade que se faz presente e a vida que se expressa são os dons da plenitude Divina".

10 comentários:

✿ chica disse...

Linda homenagem, bela escolha!beijos,chica

Lou disse...

Vc é ótima Shan-Tinha. Vc também é especial.
Um beijo carinhoso da Lou

Anne Lieri disse...

Shan,que linda ficou sua postagem!Falar de Monteiro Lobato pra mim é falar da minha infancia.Tive sorte,pois meu pai tinha toda a coleção e eu devorava as histórias!Hoje falo do sitio em meu blog,inclusive!Esse livro do Max Lucado eu amo de paixão!Todo ano sempre trabalhava com ele em sala de aula e aqui em casa com minha filha tb! É comovente e tem uma msg realmente especial!Vc foi muito feliz em sua postagem de hoje!Amei!Bjs e boa semana!

shan-Tinha disse...

o que retrato aqui é muito da minha vivência em sala de aula e na biblioteca da escola, os livros do max lucado vai muito além da leitura pelas mensagens transmitidas, igualmente os de monteiro lobato, o sol de trombeta foi um que representei e tantos outros, ou eu me vestia pra representar ou ensinava os alunos a representarem as histórias! dá saudade gostosa por isso revivo aqui, obrigada a vcs pelo carinho da visita e dos recadinhos.

Urbano disse...

Muito Legal Monteiro Lobato é o cara.
Eu pratico Yoga e atualmente estou meio afastado
por que tenho muitas coisas para resolver. A meditação pratico todo dia, nais a prática retorno em junho, quando der uma aliviada nos compromissos. Legal saber que você indicou o blog,
quanto mais gente consciente subindo montanhas e preservando melhor.
Tudo de OM
Namastê

RosanAzul disse...

Oi Tinha! A tua postagem está linda, parabéns!
Uma feliz escolha... e... para sempre nosso Monteiro Lobato, boas recordações... grande expressão literária.
Um beijo e uma feliz semana!
Rosana

blog da Paraguassu disse...

Olá Shan-Tinha,
Estou encantada com seu espaço. É muito lindo e criativo. Um verdadeiro show! Parabéns!
Gostaria de recebê-la em meu blog e que deixasse um recadinho em meu post.
Uma ótima semana para você.
Beijos, Maria Paraguassu.

Bergilde Croce disse...

A sua homenagem ficou ótima.Foi muito bom terem colocado a data de prestigiar o livro infantil associada aquele que uma vida dedicou à literatura infantil,parabéns pelo post e dica de leitura também.
Aproveito pra desejar desde já Feliz Páscoa!

Eva disse...

Ai querida que linda homenagem, adorei a dica do livro também, adoooro essas indicações, obrigada, beijinho, um ótimo feriado e uma feliz e abençoada Páscoa.

eliza disse...

O livro Pedrinho e as verrugas é um plágio do livro de Max Lucado intitulado Você é especial.