Seguidores

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia 06/12 – Meu livro favorito em 2010-

Sou eclética,  leio MUITO, mas o eleito do ano ganhei da minha filha querida do meu coração, linda, maravilhosa, mãos de fada, fisioterapeuta, que está distante daqui 800 km,  snif, snif. Quantas receitas trocamos...

O livro:  A cozinha mágica de Márcia Frazão.

http://www.marciarfrazao.blogspot.com/

Perfil do blog dela

Escritora, bruxa, anarco-feminista, caótica, visionária, ensandecida, alucinada, caipira pós-moderna, lunática e... brasileira!!!! Mãe do melhor escritor do mundo, Daniel Frazão, que escreveu um livro BÁRBARO, "CERCO", publicado pela editora Rocco e que já está lançando o segundo, "Apenas Um Herói", pela mesma editora.

 

 "Comer é sagrado, é mágico e pode curar você de tudo"

 Uma receitinha para quem se habilita

 olhem só a dica imperdível!!

 

outra do livro:

Batatas Irlandesas

 INGREDIENTES

8 batatas médias descascadas
1 caixa de cream cheese (200 gramas)
Sal a gosto
1 xícara de leite talhado
1/2 xícara de manteiga derretida
1 dente de alho espremido

MODO DE PREPARO
Cozinhe as batatas e em seguida escorra-as. Bata o cream cheese até obter um creme fofo. Adicione as batatas e os demais ingredientes restantes, batendo até obter um creme homogêneo. Transfira para uma tigela refratária untada com manteiga; cubra com papel alumínio e deixe na geladeira, de véspera. Retirar a tigela 15 minutos antes de ir ao forno e assar por aproximadamente 30 minutos.

PREPARO PLENO
Costumo preparar este prato quando a abundância mingua em casa, as ofertas de trabalho escasseiam e o medo de não conseguir sobreviver se agiganta. Durante o preparo, relembro de todas as situações que já me causaram medo e das armas que utilizei para combatê-lo. (...) Uma onda de otimismo e coragem impregna a casa e logo vencemos os obstáculos.

*todos as receitas dela são elaboradas para uma determinada ocasião, quer dizer, para  provocar o tal "efeito colateral"


“Ingrato
Por que afastas o prato em que comestes?
Enchestes a pança,
 Fostes com muita fome ao pote,
Esquecido de degustar a delicatesse,
Coisa fina, mon Cher,
É russo o caviar”.
Lúcia Nobre, Ao mau gourmet

Fonte: Cozinha Mágica de Márcia Frazão


*Eu cozinheira

Sou “a cozinheira” para a família, desde menina gosto de cozinhar, doces e salgados, sonhava quando me aposentasse abrir algo no gênero e ali cozinhar, cozinhar e vender...mas não quero mais não, ficar dançando na cozinha! 
Nos últimos 5 anos fazia o meu almoço para a semana, no sábado ou domingo e assim ter o que comer na escola diferente da merenda. Com turno intermediário, quer dizer, 3 turnos, das 7 da manhã às 18 horas, mal dava tempo para comer, muitos profs gostavam e como não levava o suficiente  só para um dia, então partilhava meus quitutes, e eles gostavam! haja criatividade. 
( tô colocando uma receitinha minha também ). 
Continuo cozinhando para família e amigos quando nos visitam, para minha mãe de 85 anos que mora sozinha apesar de ter sete filhos. Muitos da família é só churrasco, carne, carne, mas também tem vegetarianos, veganos, ovo-lacto-vegetariano, faz muitos anos que não como mais carne vermelha, como raramente frango e peixe, integrais, legumes, verduras, pão integral, leite desnatado, doce light e deit, não gosto de doce muito doce, então geralmente faço minhas tortinhas e bolinhos com ingredientes integrais; aveia, fibra, germe, linhaça, açúcar mascavo, manteiga ou óleo, não uso mais *margarina.

Minhas receitas
Torta de maçã


1 + 1/2 xícara de maizena
1 + 1/2 xícara de aveia
1 colher de sopa rasa de fermento
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3 ovos

4 maçãs descascadas e fatiadas, polvilhadas com canela e açúcar de baunilha, um punhado generoso de cereais (uso o de castanha do pará e coco da vitao)
1-Misture com um garfo numa tigela, a farinha, a maizena, o fermento, o açúcar e a manteiga até formar uma farofa
2-Unte a forma e coloque metade da farofa
3-Coloque as maçãs descascadas e fatiadas, polvilhadas com açúcar de baunilha e canela e os cereais
4-Coloque a outra metade da farofa
5-Bata os ovos, junte o leite e coloque sobre a massa
Assar por 40 minutos
obs: a maçã pode ser substituída por banana, abacaxi.

Torta salgada


Torta salgada

Massa:
1 copo de óleo ( copo de requeijão)
1 copo de leite desnatado
1 copo de aveia 
1/2 copo de fibra e germe de trigo
1/2 copo de maizena
 3 ovos
pitada de sal

Bater no liquidificador e reservar

Recheio:

Refogar uma cebola, dentes de alho, cebolinha, salsa, manjericão com
1 maço de brócoli picadinho
1 abobrinha picadinha
1 berinjela picadinha
1 cenoura descascada e ralada
1 peito de frango cozido e picadinho (não usar quando for para vegans!!!)
200 gramas de mussarela light
1 pacotinho de 50 gramas de queijo ralado
 orégano a gosto

Misture tudo

Unte um marinex grande, coloque a metade da massa, coloque o recheio, a mussarela  e por cima a outra metade da massa, polvilhe queijo ralado e orégano.
Assar por 40 minutos conforme forno.
obs: faço umas quiche com bsicamente os ingredientes dessa torta ou só com abobrinha, ou brócoli, espinafre, hummm!

BOM APETITE!!!
  
Na tv um programa que gosto é da nigella, ela cozinha com muito requinte, faz show com as panelas!   

 http://gnt.globo.com/nigella/index.shtml

*Lembrei desse filme que vi e que também usa a alquimia na cozinha.

Como Água Para Chocolate
FICHA TÉCNICA
TITULO ORIGINAL: Como Água Para Chocolate
ANO: 1993
PAIS DE ORIGEM: México
IDIOMA: Espanhol
DURAÇÃO: 113 min
DIREÇÃO: Alfonso Arau
ELENCO: Marco Leonardi; Lumi Cavazos; Regina Torné; Mario Iván Martinéz; Ada Carrasco; Yareli Arizmendi; Claudette Maillé; Pilar Aranda; Farnesio De Bernal

Tita, que crescera nos braços de Nacha (Ada Carrasco), cozinheira da fazenda, envolta nos aromas mágicos da cozinha, e orientada pela sabedoria desta, desenvolve o dom como ninguém, transpondo para os alimentos todas as suas emoções, e destes, pra os comensais. 

Desde os biscoitos de nata, ao “mole” (prato típico mexicano), todos os alimentos são preparados, envoltos num ritual onde a magia do elo alimento/vida, aroma/perfume, sabor/sensação, textura/sensualidade... se exacerba numa magnitude que deleita o paladar da alma.





2 comentários:

Minha fábrica de sonhos... disse...

Mazá Shan,

parece que ela está enxergando minha biblioteca... estou desconfiada de que você me conhece, guria...

Esses dois livros, o "Tao da Física" e a "Teia da Vida" de Fritjof Capra eu não li, mas "O Ócio Criativo" de Domenico de Masi eu li no ano de 2000, quando ganhei de presente de aniversário dos colegas de trabalho, na época eu estava lotada na ASSART/MPF no Congresso Nacional, em Brasília/DF (ai, que saudade)... naquela época eu também estava fazendo Pós e lia mais que hoje.

Sobre os outros dois livros, vou adicioná-los a minha lista de 2011, bem como a releitura do "Ócio criativo". Obrigadão pelas dicas.

Abração.
Nara.

shan-Tinha disse...

hahaha!!!
profs querida é assim mesmo!
a pós fiz em interdisciplinaridade e o professor passou um video com o domenico, assim mesmo acabei lendo livro esmprestado por meu irmão. De acordo com domenico e o q diz a profecia celestina no ano 3000 só haverá o q lazer!!! vou dormir porque amanhã meu marido e eu vamos trabalhar de pedreiro no ap. da minha mamy. bj e até!